terça-feira, 31 de maio de 2016

Escavação de açudes para piscicultura incentiva diversificação das atividades no interior de Ernestina

Escavação de açudes para piscicultura incentiva diversificação das atividades no interior de Ernestina





Escavação de açudes para piscicultura incentiva diversificação das atividades no interior de Ernestina
31/05/16 - 12:29 


A família do ernestinense José Darci Neckel, produtor rural de Ernestina, terá um incremento no cardápio e também na renda familiar nos próximos meses. O mesmo acontecerá com as famílias dos ernestinenses Natalício, Valmir, Telvio, Omar e Leomar, beneficiados com a escavação açudes em suas propriedades. "Nós costumamos comprar peixe, pois gostamos muito de comer. Agora, quando o açude encher e criarmos peixes, não vamos mais precisar comprar. Se sobrar peixe para vender, melhor ainda", projeta Leomar. 
Uma das estratégias para manter as famílias agricultoras no campo é fortalecer as atividades desenvolvidas pelos produtores rurais, oportunizando mecanismos e dando ferramentas para que essas famílias possam aprimorar os trabalhos e também diversificar as fontes de renda. Entre as maneiras de explorar o potencial produtivo do interior, a prática da piscicultura é uma das mais viáveis, tanto para consumo próprio das famílias como para a comercialização de peixes.
Para isso, a Administração Municipal de Ernestina viabiliza a escavação de novos açudes em propriedades rurais ernestinenses. Através da parceria com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) do Estado, o Executivo fomenta a produção rural com o incentivo à prática da piscicultura. Na parceria, através do Programa de Apoio e Desenvolvimento da Infraestrutura Rural, a SDR cede uma escavadeira hidráulica, a Emater/RS-Ascar elabora os projetos técnicos e a Prefeitura de Ernestina fornece um operador para o maquinário e o combustível utilizado na escavação dos açudes.
Na manhã da última quinta-feira (19), o prefeito Nico, de Ernestina, e a engenheira agrônoma Jucéli Müller, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, visitaram as famílias beneficiadas pelo programa e acompanharam a escavação dos açudes. No roteiro, estiveram as propriedades das famílias dos ernestinenses Natalício Bueno, Valmir Molssato, José Darci Neckel e Leomar Ebertz. Os munícipes Telvio Dummel e Omar Bohn também já estão com seus açudes concluídos. "Essa é uma iniciativa que levou muito tempo para ser viabilizada. Além dos projetos técnicos desenvolvidos pela Emater, a busca do maquinário envolveu muita mobilização junto ao Estado, com diversas reuniões na SDR em Porto Alegre. É uma ação importante de fomento aos produtores rurais e que dá novas possibilidades de aproveitamento do potencial do interior do município", destaca o prefeito Nico.
A máquina segue em Ernestina até a primeira semana de junho, quando deve ser concluída a escavação dos açudes previstos no programa, conforme aprovado pelo Conselho Municipal Agropecuário. As famílias contempladas tiveram de se adequar a Legislação Ambiental vigente para que pudessem estar aptas ao programa.
Como explica Jucéli, o trabalho da Emater/RS-Ascar e, principalmente, o objetivo dessa iniciativa é manter as famílias no interior, dando possibilidade de um complemento na renda. "Nesse primeiro momento, os açudes serão utilizados para a criação de peixes, tanto para a piscicultura de subsistência como também para a venda externa. Os açudes também poderão ser utilizados dentro de um sistema de irrigação de pastagens, aprimorando a produção", comenta.
A prática da piscicultura é, na visão do prefeito Nico, uma alternativa para ampliar as opções de renda das famílias agricultoras. "Além do consumo próprio, a criação de peixes abre a possibilidade de comercialização, o que gera nova renda e fortalece as famílias do campo. A vinda desse maquinário para Ernestina exigiu muito trabalho da nossa equipe, trabalho retribuído quando percebemos os benefícios que esses açudes trarão para a vida das famílias", afirma o chefe do Executivo.
Essa iniciativa de incentivo a prática da piscicultura e a experiência dos produtores relatada na avaliação do projeto já dão base para a elaboração de um novo projeto, que deverá beneficiar até 20 novas famílias que residem no interior do município. A equipe da Administração Municipal já trabalha no projeto e articula a busca dos recursos e do maquinário para a escavação dos novos açudes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário