segunda-feira, 30 de maio de 2016

Salão da Alimentação Saudável destaca produção diversificada e resgate de sementes e mudas crioulas na Expofred 2016

Salão da Alimentação Saudável destaca produção diversificada e resgate de sementes e mudas crioulas na Expofred 2016





Salão da Alimentação Saudável destaca produção diversificada e resgate de sementes e mudas crioulas na Expofred 2016
30/05/16 - 10:54 


Com foco no consumo de alimentos saudáveis e as formas de produção das diversas variedades de olerícolas, frutas, grãos e outros produtos da agricultura familiar, a Emater/RS-Ascar organizou nesta edição da Expofred, em Frederico Westphalen, o Salão da Alimentação Saudável. O espaço apresentou aos visitantes uma infinidade de alimentos produzidos nas propriedades rurais, trazidos por produtores de toda a região.

"A organização deste espaço na Feira teve o objetivo de resgatar a cultura da produção em horta e pomar, a produção para subsistência, que ao longo dos anos vem se perdendo entre a população. Além disso, para os mais novos, crianças e jovens, é uma forma de conhecer as diferentes formas de produção dos alimentos e despertar o interesse pela produção e consumo de alimentos naturais e mais saudáveis", explicou a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

O Salão da Alimentação Saudável também serviu para divulgar a Campanha Regional Produza seu Alimento e Colha Saúde, realizada pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea. Este é o segundo ano de promoção da Campanha, que já beneficiou centenas de famílias rurais e urbanas, escolas e entidades da região, através do estímulo à produção de subsistência, para promover a segurança e soberania alimentar e influenciar na melhoria dos hábitos alimentares e a qualidade de vida.

Segundo Dulcenéia, este trabalho é uma forma de resgatar antigas formas de produção da agricultura familiar. "A produção da alimentação de subsistência das famílias rurais necessita de incentivo e acompanhamento, através de informações quanto ao acesso a sementes ou mudas de variedades, espécies ou raças de animais adequadas aos locais e diferentes manejos. A campanha destina-se a promover Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), estimulando a produção para o autoconsumo e comercialização, suprindo essa necessidade para a melhoria da produção e diversificação, visando uma alimentação saudável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida para as famílias rurais", completou.

Para 2016, os produtos com destaque na Campanha foram definidos levando em consideração o Ano Internacional das Leguminosas, o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, o diabetes, e o índice das doenças informadas no estudo de situação realizado pela Emater/RS-Ascar na região, justificando a melhoria dos hábitos alimentares e de produção.

Sementes e mudas crioulas

Milhares de amostras de sementes e mudas, de diferentes espécies, foram distribuídas na Expofred, no Salão da Alimentação Saudável, na intenção de resgatar e estimular a produção e consumo de espécies crioulas, contribuindo para o fortalecimento da segurança e soberania alimentar das famílias. As sementes e mudas distribuídas foram trazidas por produtores da região e as mudas frutíferas cedidas pela Creluz.

A Emater/RS-Ascar promove inúmeras ações envolvendo sementes e mudas crioulas, intercâmbios e eventos que se tornam oportunidades para que agricultores troquem, compartilhem e ampliem os seus cultivos. "Esse trabalho busca despertar a consciência da necessidade de produção e conservação das sementes crioulas, para valorizar a qualidade de vida, preservar os recursos naturais e garantir a sobrevivência das futuras gerações. O resgate de sementes proporciona a valorização dos costumes locais e a manutenção genética das espécies crioulas", afirmou o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva.

O Salão da Alimentação Saudável apresentou aos visitantes o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar no RS, através da exposição itinerante de fotos que contam os 60 anos de história da Extensão Rural.

Outras formas de produção, como o cultivo semi-hidropônico, a produção de alevinos e a fruticultura, foram apresentadas por empresas da região no Salão da Alimentação Saudável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário