sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Safra de grãos em Goiás tem produção estável
Safra de grãos em Goiás tem produção estável
28/02/14 - 10:00
As projeções atuais para a safra de grãos em Goiás mostram estabilidade na produção e área plantada este ano, que, até o momento e segundo dados oficiais, não será prejudicada com o período de estiagem que passou pelo Estado nos últimos dias.
A soja colhida em janeiro deste ano apresentou alta de 7,5% com um total de 9,6 milhões de toneladas, o que supera em quase 667 mil toneladas o total registrado até dezembro de 2013. A área plantada foi 4,6% superior, somando mais de três milhões de hectares, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Já no milho, o levantamento apresenta quedas de 18,7% na produção, que somou 2,28 milhões de toneladas -redução de 524 mil toneladas- e de 19,6% na área plantada, esta que somou menos de 300 mil hectares em janeiro, contra mais de 370 mil em dezembro do ano passado.
No total, a produção de grãos goiana cresceu 0,7% e 0,9% em área cultivada, pressionada, por retrações nas produções de algodão (20,6%) e de arroz de sequeiro (5,1%), além da queda do milho.
A safrinha, ou safra de verão, ainda está no campo e se recupera da estiagem de até 30 dias em algumas regiões do Estado, com a retomada das chuvas. Com isso, a estimativa de fevereiro, que deverá ser apresentada na primeira quinzena de março, deve mostrar um resultado estável.
A aposta em uma segunda safra de soja não foi confirmada em Goiás e poucos produtores optaram pelo grão, em vez do milho. Quem se manteve na tradição e cultivou milho deverá ter vantagem com uma valorização de 26,6% no preço da saca de 60 quilos do grão, até esta quarta-feira, dia 26, chegando a R$ 33,74, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. A soja também apresenta valorização, porém menor (6,79% no mês) e a saca está cotada em R$72,83% em Paranaguá (SP).
Goiás Agora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário