sábado, 31 de maio de 2014
Fórum debate sustentabilidade na agricultura durante Bahia Farm Show
Fórum debate sustentabilidade na agricultura durante Bahia Farm Show
30/05/14 - 23:24
Sustentabilidade foi o tema dos debates durante toda a manhã do terceiro dia da Bahia Farm Show 2014. Promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e pelo Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, com o apoio da Fundação Solidaridad, o Fórum Sustentabilidade no Agronegócio apresentou ações, programas e projetos desenvolvidos por sete instituições que têm em comum a melhoria social e ambiental dos personagens envolvidos com o setor do agronegócio.
O presidente da Bahia Farm Show e da Aiba, Júlio Cézar Busato, destacou a mudança no modo de pensar e agir por parte das pessoas que vivem o dia a dia do setor. Formado em agronomia em 1987, Busato fez questão de ressaltar o que mudou de lá para cá. “Naquela época o tripé que norteava a agricultura era terra, trabalho e capital. Hoje cinco pontos são considerados: terra, trabalho, capital, função social e responsabilidade ambiental”, disse.
Esta mudança de concepção ficou evidenciada pela preocupação dos participantes durante as discussões. A Fundação Solidaridad apresentou a proposta de tornar o Oeste da Bahia uma região de originação sustentável, ou, apta a exportar produtos agropecuários para o mercado europeu dentro das exigências sociais e ambientais propostas.
Para coordenadora do Projeto Selo de Sustentabilidade RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável) para o Oeste da Bahia, Marizete Zuttion, o evento serviu para mostrar os caminhos de como fazer para produzir de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável. “Há coisas que a simples vontade de fazer faz a diferença”, disse.
Ao final do evento foi lançada a proposta para a realização de um fórum anual como proposta de unir e debater ações do poder público, iniciativa privada e terceiro setor a fim de fortalecer e por em prática projetos direcionados à área de sustentabilidade no Oeste da Bahia.
Agrolink com informações de assessoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário