quinta-feira, 29 de maio de 2014
Frangos e ovos: as empresas líderes da América Latina
Frangos e ovos: as empresas líderes da América Latina
A mais recente edição da revista Poultry International(http://www.wattagnet.com/) traz reportagem que, enfocando a avicultura da América Latina, aponta as principais empresas produtoras de frangos e ovos do continente
.
A produção de frangos é abordada do ponto de vista do número de cabeças abatidas em 2013, enquanto a de ovos está embasada no plantel de poedeiras existente no ano que passou.
Três empresas brasileiras estão presentes no rol das 10 maiores produtoras latino-americanas de carne de frango: BRF, JBS e [Cooperativa] Aurora. Ocupam, respectivamente, a 1ª, 2ª e 7ª posições, respondendo, juntas, por 65% do total abatido por essas 10 empresas.
Já na produção de ovos, a participação brasileira é bem menos significativa, ainda que duas empresas integrem a lista das 10 principais produtoras – os grupos Mantiqueira e Yabuta. Mas, juntas, elas respondem (levando em conta que a base do cálculo é o plantel de poedeiras) por apenas 21,9% da produção da “top ten”. Neste caso, a liderança absoluta fica com o México, cujas seis empresas integrantes do ranking detêm 68% do plantel total de poedeiras das “10 mais”.
Adicionalmente, é interessante observar que os abates das 10 empresas líderes corresponderam a 40,6% do total de cabeças de frango abatidas em 2013 nos países latino-americanos – pouco mais de 11 bilhões de cabeças.
O índice registrado, sem dúvida elevado, dá boa ideia da concentração existente no setor, ocorrência observada também no Brasil. Isso está bem mais diluído no setor de postura onde, entre os latino-americanos, as 10 maiores empresas produtoras contam com não mais do que 22,5% do plantel total de poedeiras – estimado em 405,2 milhões de cabeças.
.
.
..
Data de Publicação: 29/05/2014 às 16:10hs
Fonte: AviSite
.
.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário