sexta-feira, 30 de maio de 2014
Produção de milho em 2015 deve ser menor que a atual
Produção de milho em 2015 deve ser menor que a atual
A produção de milho do Brasil em 2015 deverá ser menor do que a atual devido à piora na rentabilidade
A produção de milho do Brasil em 2015 deverá ser menor do que a atual devido à piora na rentabilidade. Foi o que disse o diretor da GO Associados, Fabio Silveira, nesta quinta-feira (29/5) durante o Seminário de Perspectivas para o Agribusiness em 2014 e 2015, promovido pela BM&FBovespa, em São Paulo (SP).
De acordo com Silveira, a produção brasileira do ano que vem deverá ser de 70 milhões de toneladas. O valor é menor do que o da safra atual: 75 milhões de toneladas. A queda na produção também deverá afetar as exportações.
Segundo o economista, a gripe aviária na China teve influência na queda dos preços do cereal. “Isso acabou derrubando o preço do milho nos últimos 12 meses. Os preços só reagiram um pouco no final do ano passado e neste ano em função da estiagem aqui na América do Sul e do problema do frio nos Estados Unidos”, explicou o diretor da GO Associados.
Segundo ele, os preços médios do grão caíram no mundo aproximadamente 35% nos últimos dois anos. Este ano a queda foi de cerca de 20%. “Os preços só não caíram mais porque a atuação de movimentos especulativos na formação de preços foi bastante acentuada. Desde o final do ano passado, os contratos não comerciais reagiram positivamente na esteira da escassez internacional e conseguiram sustentar o preço”, disse.
O economista espera que em 2014, o preço do milho no mercado doméstico, que caiu 12% em 2013, suba 5%.
Frango - A produção brasileira de frango deve crescer 2,3% este ano, voltada fundamentalmente para o mercado doméstico, de acordo com as estimativas do economista. No ano que vem, tendo em vista a queda de rentabilidade da atividade avícola no Brasil, o crescimento não deve ser maior que 2%.
Em relação aos preços, o internacional deve cair aproximadamente 7% com a produção avançando um pouco mais que o consumo em 2014. O preço de exportação deve cair para R$ 1,90 ou R$ 1,85. No ano que vem deverá ter alguma recuperação moderada.
Já a rentabilidade durante o período piorou no mercado interno. Mas não tanto quanto no mercado internacional, que teve uma queda mais acentuada.
O mercado de carne de frango, que teve um crescimento na faixa de 1,5% em 2014, deverá crescer 1,8% em 2015.
Suínos - De acordo com Silveira, o cenário dos suínos é muito semelhante ao do frango. O crescimento de mercado global neste ano deve ser em torno de 1,1%. “Esse mercado foi beneficiado pela desaceleração do crescimento do consumo chinês, mas ainda assim não foi uma reação muito explosiva”, explica.
A rentabilidade ruim de 2014 tende a ser substituída por uma rentabilidade um pouco melhor no ano que vem. Em termos de preços, a evolução deve ser de 3%, devido a uma valorização do produto no mercado internacional por conta da demanda crescente na Rússia, já que o país deixou de ser abastecido pelos Estados Unidos.
Os preços devem ter uma evolução de 3% no ano que vem. Já o valor médio de exportação deve permanecer estável. Em relação ao preço doméstico, que teve uma queda de média de 16% este ano, deverá haver uma evolução modesta no ano que vem.
.
.
..
Data de Publicação: 30/05/2014 às 18:40hs
Fonte: Globo Rural
.
.
.
.
.
.
.
.
...
.
..
...
.
..
.
..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário