sexta-feira, 30 de maio de 2014
Multigrain vê potencial de alta limitado para milho do Brasil
Multigrain vê potencial de alta limitado para milho do Brasil
30/05/14 - 07:00
O potencial de alta dos preços do milho no segundo semestre no Brasil é limitado, mesmo depois de uma safra menor no país, em meio à expectativa de queda na exportação neste ano ante 2013, disse o gerente sênior de risco da trading Multigrain.
"Olhando de maneira geral, acho que o potencial de alta é limitado... Estaremos muito dependentes do câmbio para exportar no segundo semestre. O Brasil deve exportar o mínimo, o suficiente para cumprir contratos", disse Daniel Issa, da Multigrain, em painel sobre os mercados de milho, aves e suínos, em evento realizado em São Paulo.
Ele lembrou que o Brasil começou o ano com a expectativa de uma safra de 75 milhões de toneladas de milho em 2013/14, mas as estimativas foram caindo gradativamente. A projeção da Multigrain aponta para uma produção entre 71 milhões e 71,5 milhões de toneladas no atual ano safra.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta a safra total de milho em 2013/14 em 75 milhões de toneladas, contra o recorde de 81,5 milhões de toneladas do ciclo anterior.
O Brasil exportou um recorde de 26 milhões de toneladas na temporada passada, segundo a Conab, que prevê embarques de 21 milhões de toneladas na safra atual.
Sondagem eletrônica da Thomson Reuters feita com os participantes do painel do 13º Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2014 e 2015, promovido pela BM&FBovespa, apontou uma exportação de milho no ano 2014 de 19,1 milhões de toneladas.
A mesma pesquisa apontou uma safrinha em 2014/15 de 41,1 milhões de toneladas.
Para 2015, o executivo da Multigrain vê um cenário mais positivo para o milho, em função de uma expectativa de safras menores nos EUA e Brasil, onde o cereal pode perder espaço para a soja, que tem apresentado rentabilidade relativamente melhor.
Reuters
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário