quarta-feira, 30 de março de 2016

30/03/2016 - 16:01

Tipo e qualidade influenciam na hora da venda do algodão, afirma Lucra



Da Redação - Viviane Petroli


Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar
Tipo e qualidade influenciam na hora da venda do algodão, afirma Lucra
A qualidade e o tipo da fibra de algodão são grandes influenciadoras na hora da venda para a indústria, seja nacional ou internacional. Ao contrário dos grãos, como soja e milho, o algodão exige mais dos produtores, em especial daqueles que desejam obter melhor valor agregado.



Hoje, a venda de algodão ocorre por meio do tipo, dependendo da necessidade do consumidor (indústria), e pela qualidade. Segundo Lorenzo Sachetti, da Lucra Corretora de Cereais, o tipo e a qualidade influenciam na hora da transformação da fibra em fio.

"O algodão é mais técnico e tem especificidades maiores. É um mercado com um valor financeiro mais agregado, exigindo mais do produtor", comenta Lorenzo.

Lorenzo explica que se a indústria pega um algodão (fibra) com HVI (high Volume Instrument) superior, bem como qualidade superior, ela conseguirá ter menos quebra (fio mais resistente) e produzir um fio mais fino.

HVI - O HVI ou análise instrumental do algodão é a medição para altos volumes com mais precisão e rapidez das propriedades físicas do algodão, como comprimento, resistência, alongamento, cor e conteúdo de impurezas da fibra (folha e terra, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário