quinta-feira, 31 de março de 2016

31/03/2016 - 10:08

Ações para fomentar economia e turismo são apresentadas para prefeitos de Mato Grosso



Da Redação - Viviane Petroli


Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto
Ações para fomentar economia e turismo são apresentadas para prefeitos de Mato Grosso
Ações e projetos voltados para fomentar a economia e o turismo dos municípios de mato-grossenses foram apresentados para os 141 prefeitos em Cuiabá. A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), a reestruturação dos Centros de Atendimento Empresarial (CAE's) e a Rede Nacional de Simplificação do Registro e para Legalização de Empresas (Redesim) estão entre as ações e projetos desenvolvidos por Mato Grosso.

Tais ações e projetos, desenvolvidos pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), voltados para o turismo, empreendedorismo e investimentos, foram discutidos durante reunião do Estado com os 141 prefeitos em Cuiabá na quarta-feira, 30 de março.



A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) é um dos projetos desenvolvidos pelo Estado e que entre os dias 20 e 24 de abril deverá reunir cerca de 100 mil pessoas em Cuiabá. O evento será no Centro de Eventos do Pantanal e conta em sua programação com rodadas de negócios e diversos eventos paralelos, incluindo a reunião da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur); os fóruns nacionais de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e de Dirigentes Estaduais de Turismo da Amazônia Legal (CNtur); os encontros da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), de Negócios na Expotur (Salão do Turismo), de Guias de Turismo e dos Clubes da Melhor Idade.

A FIT Pantanal, destacou o secretário da Sedec, Seneri Paludo, a prefeitos dos consórcios municipais Pontal do Araguaia, Nascentes do Araguaia e Araguaia, "será um marco para que as pessoas, além de fazer negócios em turismo, divulguem esse conceito de integração e as potencialidades de Mato Grosso”.

Ainda no setor do Turismo, Seneri Paludo falou sobre o Mapa da Regionalização do Turismo de Mato Grosso, que hoje passa por atualização, além dos projetos do Pró-Turismo, que engloba a infraestrutura, a qualificação e a divulgação do potencial turístico do Estado.

Empreendedorismo

Segundo a Sedec, a pasta em parceria com as prefeituras e o Sebrae realiza a reestruturação dos Centros de Atendimento Empresarial (CAE’s). O objetivo é fomentar o empreendedorismo no Estado, bem como investimentos. Hoje, são 52 CAE's em funcionamento e outros 20 em processo de instalação.

Outro ponto destacado foi o Programa de Desenvolvimento Econômico Municipal (PDEM), que fará um levantamento das potencialidades locais e definição de ações para estimular, fomentar e orientar o desenvolvimento de municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e que encontram-se com suas economias exauridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário