quarta-feira, 30 de março de 2016

Em Lucas do Rio Verde, governador disse que estado vai apoiar projeto de internacionalização de feira agrícola

Em Lucas do Rio Verde, governador disse que estado vai apoiar projeto de internacionalização de feira agrícola






Em Lucas do Rio Verde, governador disse que estado vai apoiar projeto de internacionalização de feira agrícola
30/03/16 - 10:41 


O governador Pedro Taques participou da abertura da feira de tecnologia e produção agrícola, Show Safra BR-163, em Lucas do Rio Verde nesta terça-feira (29.03). Taques garantiu apoio do Estado ao projeto de internacionalização do evento para 2017, para que a feira possa ser uma grande porta de entrada para investidores externos.

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), apoia o Show Safra BR-163 com um aporte de R$ 200 mil. O evento é realizado pela Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde (Fundação Rio Verde). O apoio do governo também é realizado por meio de palestras sobre piscicultura (adensamento de cadeia) e etanol de milho.

Conforme o governador, para o próximo ano, o Estado irá mobilizar líderes, embaixadores e investidores estrangeiros a participar da feira. O governo estadual também contará com um estande próprio no evento para incentivar os investimentos em Mato Grosso. A edição 2015 havia reunido mais de 25 mil participantes e 140 parceiros, gerando um volume de negócios de mais de R$ 750 milhões.

Segundo Taques, Lucas do Rio Verde é referência em diversos áreas no Estado e no país, o que reforça a importância de expandir o público de investidores. “A nossa ideia é trazer embaixadores e representantes de outros países para que nós possamos tornar este evento, um evento internacional. Iremos transformar esta feira em um evento que possa levar Mato Grosso para fora dos seus domínios”.

O governador ressaltou a importância da região e da classe produtora no cumprimento dos compromissos firmados na Conferência do Clima, realizada em Paris, em 2015. Na ocasião, Taques se comprometeu a acabar com o desmatamento no Estado até 2020. “Este foi um compromisso firmado junto com o setor produtivo com o objetivo de produzir, conservar e incluir. E isto é possível hoje em Mato Grosso”.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, as discussões realizadas no Show Safra vão de encontro as políticas públicas construídas pela Sedec. “É uma feira de novas tecnologias com discussões de temas técnicos, políticos, sociais e econômicos inerentes à atividade pecuária. Também estão sendo oferecidas palestras técnicas, tecnologias para produção de soja, milho e algodão, além de máquinas e equipamentos, com o objetivo de incentivar a criação de novas cadeias”.

Etanol

Além do evento, Taques também participou do lançamento da pedra fundamental para a construção da primeira usina de produção de Etanol 100% a partir de milho e sorgo do país, tecnologia já amplamente utilizada nos Estados Unidos.

A usina deverá ser concluída em agosto de 2017. Ela faz parte das estratégias do estado em ampliar a participação no mercado de combustíveis renováveis e estimular a agroindústria do estado. A usina é fruto de uma parceria da empresa mato-grossense, Fiagril, em parceria com o Grupo Americano Summit.

O projeto contempla ainda a produção de farelos para ração animal – o DDGS Alta Fibra para alimentação de bovinos e o DDGS Alta Proteína destinado a produção de ração de suínos e aves, além de óleo de milho para indústria de biodiesel e o dióxido de carbono (CO2) para indústria de bebidas. A expectativa é que 530 mil toneladas de milho sejam moídos para a produção de 223 milhões de litros de etanol no primeiro ano.

 

Cenário MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário