quarta-feira, 30 de março de 2016

Emater/RS-Ascar implanta Unidade de Referência Tecnológica em Solos em Carlos Gomes

Emater/RS-Ascar implanta Unidade de Referência Tecnológica em Solos em Carlos Gomes





Emater/RS-Ascar implanta Unidade de Referência Tecnológica em Solos em Carlos Gomes
30/03/16 - 14:09 


As atividades da Unidade de Referência Tecnológica de Solos (URT) instalada na propriedade do produtor Vasco Gwiazdeczi, localizada na Linha Rui Barbosa, município de Carlos Gomes, estão sendo acompanhadas desde sua implantação em janeiro deste ano.
Na ocasião da implantação, esteve presente o pesquisador da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, momento em que foram repassadas informações para o produtor e sua família sobre os trabalhos e objetivos da Unidade de Referência Tecnológica, que também será utilizada para repassar informações para toda a comunidade local.
Na oportunidade, foram coletadas amostras de solo para análise da capacidade de infiltração de água e capacidade de armazenamento de água, verificado a que profundidade localizam-se as camadas compactadas e retiradas amostras de solo para análises química e biológica.
Desde o inicio dos trabalhos, a Unidade começou a alcançar os objetivos da transmissão de informação aos produtores e profissionais. "Tivemos a participação do estudante de agronomia, Guilherme Mocfa Glaner e da família Gwiazdeczi ativamente nos trabalhos, compreendendo as atividades realizadas e sua importância para o aumento das produtividades e rentabilidade da propriedade", avaliou o técnico do escritório da Emater/RS-Ascar de Carlos Gomes, Ernani Schneider.
Ele observa que o solo é a base para produção de qualquer cultura, e vem ao longo dos tempos sendo destruído por manejos e procedimentos totalmente inadequados, no principio pelo sistema convencional de cultivo, após o advento do plantio direto, pela falta de adoção de um sistema de plantio direto, sem o menor cuidado com aspectos físicos, químicos e biológicos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário