quarta-feira, 30 de março de 2016

Uso de produtos veterinários controlados foi tema de palestra em Porto Alegre

Uso de produtos veterinários controlados foi tema de palestra em Porto Alegre





Uso de produtos veterinários controlados foi tema de palestra em Porto Alegre
30/03/16 - 10:51 


Fiscal federal do Ministério da Agricultura a convite do Simvet/RS esclareceu pontos importantes sobre prescrição, aquisição e venda


Médicos veterinários lotaram o auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS), em Porto Alegre, para assistir a uma palestra sobre as mudanças na legislação referentes à prescrição, aquisição e venda de produtos veterinários controlados, após a publicação da Instrução Normativa 25/2012. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS). As orientações foram repassadas pela fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Amanda Sartori.
As novas normas que entraram em vigor no dia primeiro de janeiro de 2014 estabeleceram procedimentos para a comercialização destes produtos a todos os estabelecimentos que fabriquem, manipulem, comerciem, distribuam, importem ou exportem as substâncias e produtos para uso veterinário sujeitos a controle especial. Segundo a fiscal federal Sartori, a IN 25 foi publicada nos moldes da legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por isso aumentou muitos os critérios para quem trabalha com produtos controlados, entre eles o número de substâncias. “Passou de cerca de dez substâncias controladas, conforme a legislação anterior, para mais de 100,” explica.

Sartori também salientou o surgimento das receitas numeradas. Lembrou que  para a sua utilização o médico veterinário deverá solicitar o cadastro no Ministério da Agricultura para receber a numeração  e a partir de então poder prescrever e adquirir os produtos controlados.

Outra novidade da IN 25 foi o estabelecimento de dois tipos de notificação, a de Aquisição por Médico Veterinário e a de Receita Veterinária. Sartori ressaltou que a Notificação de Aquisição por Médico Veterinário surgiu para possibilitar que o profissional possa adquirir estes medicamentos para utilização em atividades em clínicas e cirurgia, que também será numerada.

Os médicos veterinários podem buscar mais informações sobre a IN 25 nos sites do Simvet/RS e do Ministério da Agricultura. O evento cuja entrada era um quilo de ração para cães e gatos, arrecadou 70 quilos do produto.


Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário