quarta-feira, 31 de maio de 2017

Bahia tem potencial hídrico para ampliar irrigação


Bahia Farm Show

Bahia tem potencial hídrico para ampliar irrigação



Estudos garantem sustentabilidade
Por:  -Leonardo Gottems 
Publicado em 31/05/2017 às 20:28h.
No anúncio de abertura da 13ª edição da Bahia Farm Show, os planos do secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, pareceram ousados: aumentar dos atuais 160 mil hectares para um milhão de hectares irrigados no estado. No entanto, a meta já começa a se tornar viável com uma série de iniciativas para otimizar a utilização dos recursos hídricos do oeste baiano.
A potencialização da irrigação na região foi tema de debate no qual participaram tanto produtores como técnicos e especialistas do setor. Em entrevista exclusiva ao Portal Agrolink, o pós-doutor em recursos hídricos e pesquisador da UFV Fernando Pruski adiantou que existem estudos em andamento para garantir que o processo seja sustentável.
De acordo com ele, a utilização das águas é muito semelhante a um “orçamento financeiro”, no sentido de que é preciso “equilibrar o que é gasto com as entradas de recursos”. Para garantir essa sustentabilidade, estão sendo realizados estudos, financiados pelos agricultores por meio do Prodeagro (Programa do Desenvolvimento Agropecuário), em uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV, Minas Gerais), e Universidade Federal de Nebraska, dos Estados Unidos.
Essa pesquisa está quantificando e monitorando a capacidade e a disponibilidade das águas subterrâneas do Sistema Aquífero Urucuia (SAU). Trata-se da principal fonte de recarga dos mananciais que atendem as cidades do oeste da Bahia – o Rio Corrente e o Rio Grande – e vão determinar a segurança hídrica para manter a irrigação e, consequentemente, a produção sustentável de alimentos.
“O segundo passo é uma avaliação efetiva do impacto dos usos do solo relacionados à irrigação em termos do posicionamento do aquífero Urucuia e, por fim, o estudo de águas superficiais, sendo todas as etapas concluídas até o final de 2018”, explica Fernando Pruski.
Confira a entrevista na íntegra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário