segunda-feira, 29 de maio de 2017

Feira do Pró-Genética facilita a compra de animais geneticamente melhorados


Feira

Feira do Pró-Genética facilita a compra de animais geneticamente melhorados


Pecuaristas poderão fechar bons negócios durante a Exposição Estadual Agropecuária, no Parque da Gameleira
Pecuaristas interessados em renovar e dar qualidade a seus rebanhos bovinos terão a oportunidade de fechar negócios na 2ª Feira do Pró-Genética e Pró-Fêmeas de Belo Horizonte. A feira será realizada no dia 2 de Junho, de 8 às 17 horas, no Parque da Gameleira. O evento faz parte da 57ª Exposição Estadual Agropecuária e vai ofertar cerca de 25 animais para a venda.

 
O Pró-Genética é um programa do Governo de Minas Gerais que tem como objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do estado e fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite. A aquisição dos animais geneticamente melhorados é feita em feiras e leilões do programa, organizados em todo o estado. Nos eventos são ofertados animais registrados pelas associações de criadores, permitindo aos produtores, prioritariamente os pequenos e médios pecuaristas de rebanhos bovinos comerciais, a aquisição de animais com genética de alta qualidade. As compras podem ser feitas individualmente ou em grupo, e agentes financeiros oferecem linhas de crédito para a compra de animais.
 
Coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a execução do programa conta com atuação da Emater-MG, IMA e Epamig, órgãos vinculados à secretaria. Também são parceiros do programa as associações de criadores, Faemg, Fetaemg, sindicatos, agentes financiadores, prefeituras e cooperativas.

 
Segundo o Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Leonardo Brumano Kalil, as feiras do programa são excelentes oportunidades para o produtor melhorar ou renovar o seu rebanho com segurança e qualidade. “São animais com registro genealógico, livres de doenças como brucelose e tuberculose, além de outros requisitos garantidos pelo Pró-Genética. Além disso, a exposição estadual funciona como uma vitrine, mostrando a importância do programa para o público da Região Metropolitana. O melhoramento genético é um dos investimentos certos para obter os melhores resultados com o rebanho”, explica.
 
Na feira que será realizada em Belo Horizonte durante a 57ª Exposição Estadual, os compradores poderão adquirir touros e matrizes das raças zebuínas (ABCZ) e Girolando. Os organizadores orientam os interessados na aquisição de animais a atualização do cadastro junto aos bancos credenciados onde têm conta para facilitar o processo. O Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (Sicoob) vai disponibilizar equipe no local para informações e processos de financiamentos.

 
Em mais de uma década, foram comercializados mais de 10 mil animais em feiras e leilões do programa. Para este ano, a Emater-MG prevê a realização de 102 eventos com a chancela do Pró-Genética e Pró-Fêmeas.
 
Realização – A exposição é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a parceria das instituições vinculadas Emater-MG e Epamig.
Esta edição vai reunir cerca de 1,2 mil animais incluindo exemplares de bovinos e equídeos. A programação contará ainda com exposições de flores e peixes ornamentais, cursos técnicos e mini fazenda. O consumidor poderá também adquirir produtos certificados da agroindústria como queijo minas e cerveja artesanal, cafés gourmets, vinhos, mel, hortaliças sem agrotóxicos e cogumelos orgânicos, derivados de leite de cabra, búfala e ovelha. 

 
Desde março o Parque da Gameleira vem passando por obras de revitalização, que devem ser finalizadas ainda neste mês para receber a exposição. Com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), na ordem de R$ 4,36 milhões, foram feitas pinturas de pavilhões e baias, construção de banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e reconstrução de currais, dentre outras melhorias.
 
Serviço:
 
57ª Exposição Estadual Agropecuária – Entrada Gratuita
Data: 1º a 4 de junho – de 8h às 21h
Feira Pró-Genética e Pró-Fêmeas – 2 de Junho de 8h às 17h
Local: Parque de Exposição da Gameleira – Av. Amazonas, 6020 – BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário