segunda-feira, 29 de maio de 2017

Em missão oficial, Novacki vai tentar ampliar espaço para produtos brasileiros no mercado europeu

Da Redação - Lázaro Thor Borges
29 Mai 2017 - 16:00



Para tentar ampliar a participação dos produtos brasileiros no mercado europeu, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, visitará a partir desta segunda-feira (29) três países da União Europeia (EU).


Eraí Maggi afirma que JBS instalou caos, deu prejuízo no sistema financeiro e no setor produtivo


Segundo informações da assessoria do MAPA, a missão oficial liderada pelo secretário vai visitar países como Holanda, França e Polônia. O desembarque da comitiva deverá ser no Porto de Roterdã, na Holanda. A ideia, segundo Novacki, é itensificar o comercial bilateral e demonstrar a qualidade do produto brasileiro.

“Precisamos consolidar nossa posição no mercado europeu e expandir, queremos passar de 7 para 10% da participação brasileira no mercado internacional em 5 anos. Uma meta ousada mas possível.", ressaltou.

Novacki se reunirá com representantes de governo da Holanda, França e Polônia, grandes parceiros do setor de agronegócio e com peso importante na UE, que tem população duas vezes e meia superior à brasileira, totalizando 509,4 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) quase dez vezes maior, de US$ 16,518 trilhões. Consta ainda na agenda, encontro com autoridades no Porto de Roterdã, na Holanda, maior porto marítimo da Europa.

Pauta de exportação

A balança comercial com a União Europeia é equilibrada, tendo apresentado ligeira queda em anos recentes e a tendência “é que haja ampliação desse intercâmbio”, disse Novacki. “As recentes mudanças de governo na França e na Holanda colocam essas negociações na ordem do dia para fortalecermos os laços comerciais e firmar parcerias sólidas”, afirmou o secretário.   

Na pauta de exportações no setor do agronegócio para esses países, sobressaem as vendas de farelo e de grão de soja, além do café, sendo que, no caso da Holanda, se inclui com destaque, logo em seguida, suco de laranja e também carnes de frango industrializada e bovina in natura.
Entre as importações do agronegócio feitas pelo Brasil da UE figuram azeite, batatas processadas e vinho.

Segundo Novacki, embaixadores do Brasil nesses países estão engajados na missão e participarão das agendas. Participa da comitiva o secretário substituto da secretaria de relações internacionais e diretor de Negociações Não-Tarifárias do mapa, Alexandre Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário