quarta-feira, 31 de maio de 2017

ILPF AUMENTA A PRODUÇÃO DE CARNE EM MATO GROSSO

ILPF AUMENTA A PRODUÇÃO DE CARNE EM MATO GROSSO

O Dia de Campo na TV vai apresentar os benefícios gerados pela integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) já reconhecidos por agricultores e pecuaristas de Mato Grosso. A ILPF aumentou em cinco vezes a produção de carne com uma produtividade de até 32 arrobas por hectare em um ano. O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta conseguiu uma produtividade cinco vezes maior do que a média nacional e oito vezes maior do que a média do estado.
O resultado foi obtido no primeiro ano de avaliação do componente animal na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, em pesquisa realizada em parceria com a Acrimat e Acrinorte. A área avaliada conta com pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu semeado após dois anos de lavouras de soja na safra e milho consorciado com braquiária na safrinha. Além disso, a área possui a cada 37 metros uma linha de eucalipto. As árvores proporcionam a ciclagem de nutrientes no sistema e acesso à sombra aos animais da raça nelore. O período de avaliação do gado foi de julho de 2015 a julho de 2016.
O aumento da produtividade por hectare é um dos pontos que se destacam. Além da área de ILPF, foram comparados outros tratamentos com pecuária exclusiva, com integração lavoura-pecuária (ILP) e em sistema silvipastoril (IPF), com renques de linhas triplas de eucalipto a cada 30 metros. O melhor desempenho obtido foi na área que integra lavoura, pecuária e as árvores, com o ganho entre 29 e 32 arrobas por hectare. O segundo tratamento mais eficiente foi a integração lavoura-pecuária, sistema que vem sendo amplamente adotado em Mato Grosso. Em pasto formado após dois anos de lavoura, porém sem as árvores, a produtividade ficou entre 20 e 24 arrobas por hectare. No sistema silvipastoril e na pecuária exclusiva a produtividade média obtida no experimento foi em torno de 17 arrobas por hectare.
O programa vai mostrar áreas onde a presença de árvores no pasto contribuiu para o aumento do ganho de peso do rebanho, e os bons resultados do sistema em Mato Grosso que foram sentidos logo no primeiro ano de sua implantação e fez a diferença para o sucesso da ILPF.
O Dia de Campo na TV “ILPF aumenta a produção de carne em Mato Grosso” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário