terça-feira, 30 de maio de 2017

CNA indica representantes para fórum nacional de integração agroindustrial de aves e suínos


Aves e Suínos

CNA indica representantes para fórum nacional de integração agroindustrial de aves e suínos



Pprimeiro encontro deve ocorrer em junho
Por:  
Publicado em 30/05/2017 às 17:32h.
João Martins, José Zeferino Pedrozo e Iuri Machado serão os integrantes da entidade no Foniagro
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indicou seus integrantes que farão parte do Fórum Nacional de Integração Agroindustrial (Foniagro) dos setores de aves e suínos.
O presidente do CNA, João Martins, o vice-presidente José Zeferino Pedrozo e o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da entidade, Iuri Machado, serão os representantes da Confederação no colegiado como membros titulares.
A criação do Foniagro está prevista na Lei da Integração (13.288/16), responsável por balizar os contratos de integração vertical agroindustrial no setor agropecuário. Trata-se de uma parceria firmada entre produtores (integrados) e indústria (integradora) para produção de matérias-primas e fornecimento à agroindústria, sendo uma prática muito utilizada na avicultura e suinocultura.
Trata-se de um Fórum de composição paritária entre representantes dos integrados e dos integradores, com o objetivo de elaborar as diretrizes das cadeias produtivas, bem como harmonizar a relação contratual entre as partes.
O fórum também terá a responsabilidade de definir uma metodologia para o cálculo da remuneração dos integrados, com o objetivo de garantir um pagamento mais justo aos produtores rurais. O Foniagro das cadeias produtivas de aves e suínos funcionará em conjunto e será composto por 12 membros, seis indicados pelo setor primário e outros seis pelas indústrias.
Do lado dos produtores, além dos três representantes da CNA, foram indicados os presidentes da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, e da Associação Brasileira de Avicultores Integrados (ABAI), Fernando Ribeiro, e o secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris.
O Foniagro se reunirá periodicamente para discutir as demandas das duas cadeias produtivas. O primeiro encontro deve ocorrer em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário