quarta-feira, 31 de maio de 2017

Feira destaca o crescimento da agricultura familiar em Agudo


Agricultura familiar

Feira destaca o crescimento da agricultura familiar em Agudo


Feira da Agricultura e Produção Familiar do município está com a expectativa de reunir mais de mil pessoas de toda a região
Por:  
Publicado em 31/05/2017 às 20:45h.
A Emater/RS-Ascar, a Prefeitura de Agudo e o CTG Sentinela do Jacuí realizam em conjunto no sábado (02/06), com apoio da Cooperagudo, a terceira edição da Feira da Agricultura e Produção Familiar do município, com a expectativa de reunir mais de mil pessoas de toda a região. Nesse dia haverá uma programação que reunirá eventos para divulgar informações tecnológicas relativas à produção vegetal e animal da agricultura familiar, oficinas técnicas e ainda um evento cultural. 
"O público poderá encontrar produtos coloniais, artesanatos e trabalhos manuais, criações e produções do meio rural agudense, equipamentos e insumos, participar de várias oficinas relacionadas à produção e ainda uma atividade que mostrará a riqueza cultural local", detalha o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Agudo, engenheiro agrônomo Diego Katzer. 
A Feira ocorrerá das 8h30 às 20h30 na sede do CTG Sentinela do Jacuí, na Rua Principal, s/nº. O município de Agudo, segundo Katzer, "tem uma agricultura muito forte, muito presente, tanto nas questões econômicas como nas questões culturais e na história da sua colonização alemã".
Conforme Diego, a programação resultou de um trabalho coletivo realizado por várias entidades que conseguiram "se unir de forma humana e democrática em torno de um objetivo muito grande, a agricultura familiar de Agudo", destaca ele.
O primeiro evento do dia, o Encontro da Partilha, que está em sua segunda edição, começará às 8h30 com a temática das práticas integrativas em saúde. "O objetivo é valorizar os saberes populares, quando vamos contar com conhecedoras e utilizadoras das plantas bioativas como método de cura e prevenção de doenças e para trocar informações", explica Katzer.
Na parte da tarde, às 14h, começará a quinta edição do Dia da Troca da Biodiversidade, iniciativa destinada à troca de mudas e sementes crioulas e valorização da segurança alimentar das famílias agricultoras. Depois, às 19h, acontecerá o Outono Multicultural, com apresentações artísticas do município.
Sorteio
A 3ª Feira da Agricultura e Produção Familiar de Agudo será antecedida por sorteio promovido pela prefeitura na sexta-feira (02/06), às 13h30, entre os integrantes do Programa de Leite municipal (ProLeite), que é uma política pública que visa o desenvolvimento da atividade leiteira local. "Com o ProLeite a atividade leiteira se consolidou e hoje é a terceira fonte de arrecadação do setor primário de Agudo. O sorteio é um modo de valorizar tudo o que os produtores vêm trabalhando na atividade leiteira do nosso município", disse Diego Katzer.
Oficinas
A partir da sexta-feira (02/06), a Emater/RS-Ascar realizará oficinas de embelezamento de arredores, manejo ecológico de solos, cultivo de morangueiro, bovinocultura de leite, saneamento básico, plantas bioativas, abelhas nativas, piscicultura, fruticultura e forrageiras, com inscrições gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário