quarta-feira, 31 de maio de 2017

Búfalos Puros de Origem de alto valor genético serão vendidos em leilão da APTA no Vale do Ribeira


Leilão

Búfalos Puros de Origem de alto valor genético serão vendidos em leilão da APTA no Vale do Ribeira



Evento será realizado em 31 de maio de 2017, às 10h, em Registro, interior paulista
Por:  
Publicado em 31/05/2017 às 12:43h.
Quatro búfalos de alto valor genético, que podem aumentar em até 900 litros a lactação de suas filhas, em comparação à média produtiva das mães, serão comercializados em leilão promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), destinado a produtores rurais da região do Vale do Ribeira. O evento será realizado em 31 de maio de 2017, às 10h, em Registro, interior paulista. 
No total, serão transferidos ao setor produtivo quatro touros Puros de Origem (PO), ou seja, que possuem a progênie conhecida. “Para o animal ser considerado PO é necessário ter um registro genealógico da raça, neste caso específico Murrah, e pelo menos três gerações conhecidas (ascendências paterna e materna). Esses animais têm alto potencial genético, com qualidade reconhecida para a produção de leite e podem proporcionar um salto de renda para o produtor rural”, afirma Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho, pesquisador da APTA.  
Os animais que estão sendo disponibilizados foram gerados a partir de uma tecnologia inovadora de transferência de embriões de búfalos produzidos in vitro. Por meio da técnica, é possível reduzir em mais de 50% o tempo que seria necessário para o melhoramento genético do rebanho bubalino. “Iniciamos o trabalho com essa técnica em 2013 e estamos disponibilizando os primeiros animais frutos desse projeto aos produtores”, explica Carvalho. O trabalho foi realizado em parceria com o departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), a empresa In Vitro Brasil S.A e o Sítio Paineiras do Ingaí.
O objetivo da técnica é produzir embriões a partir de oócitos coletados diretamente dos ovários de doadoras de alta produção leiteira, fertilizá-los em laboratórios com sêmen de reprodutores provados, produzindo assim, embriões de elevado potencial genético. Esses embriões são implantados em fêmeas de baixa produção, por meio de barrigas de aluguel, a fim de melhorar a produtividade do plantel. A tecnologia é amplamente utilizada em bovinos, e, devido aos resultados obtidos por meio das parcerias público-privadas de pesquisa, também está sendo difundida nos rebanhos bubalinos. 
De acordo com o pesquisador da APTA, com o uso da inseminação artificial, importante ferramenta reprodutiva, é possível transformar um rebanho de baixa produtividade em mediano em cerca de duas a três gerações, ou seja, de oito a doze anos. “Com a nova tecnologia, podemos transformar qualquer rebanho em excelente em apenas uma geração, o que corresponde a cerca de quatro anos, pois os animais produzidos terão, por origem, tanto do touro quanto da fêmea, elevada produtividade. Com o leilão, contribuiremos para a melhoria da produção de leite dos rebanhos de búfalo da região”, afirma.
Com a multiplicação de animais de elevado mérito genético, resta ao produtor assegurar condições de manejo, principalmente nutricional, que permitam expressar integralmente seu potencial produtivo e, por meio de controle sistemático da produção, promover a seleção dos melhores exemplares e assegurar gerações futuras de maior produtividade. 
O dinheiro arrecadado com o leilão será investido nas pesquisas realizadas pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro da APTA. A Agência é uma das poucas instituições de pesquisa brasileira que mantém uma unidade exclusiva para realizar estudos com búfalos. 
O Brasil possui o maior rebanho bubalino do Ocidente, estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1,2 milhões de animais, sendo cerca de 90 mil no Estado de São Paulo, 33 mil somente no Vale do Ribeira. A principal atividade é a exploração leiteira, produzindo um produto com elevado teor de sólidos, quase que exclusivamente destinado à industrialização e cotado entre R$ 2,00 e R$ 2,30 o litro. 
“Este trabalho mostra a importância de se trabalhar junto. Por meio de parcerias entre instituições públicas e privadas, conseguimos disponibilizar ao produtor rural animais com alto valor genético e que podem melhorar a renda de sua propriedade. Uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin é melhorar a vida dos produtores rurais, principalmente dos pequenos”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 
Serviço
Leilão de búfalos 
Data: 31 de maio de 2017
Horário: 10hs
Local: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro da APTA
Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, km 435, bairro Ribeirão Vermelho, Registro (SP)
Contato: (13) 5704-8645

Nenhum comentário:

Postar um comentário