segunda-feira, 29 de maio de 2017

Desempenho do frango vivo na quarta semana de maio


Frango

Desempenho do frango vivo na quarta semana de maio


Frango vivo comercializado no interior de São Paulo deve completar na segunda-feira, (29)
Por:  
Publicado em 29/05/2017 às 17:40h.
Como são mínimas as probabilidades de alguma mudança, o frango vivo comercializado no interior de São Paulo deve completar nesta segunda-feira, 29 de maio, 60 (sessenta!) dias com a mesma cotação - R$2,50/kg, valor que vem sendo praticado também em Minas Gerais e que no último sábado, 27, completou 16 dias de vigência. 
No tocante ao frango vivo paulista, não se trata de um recorde, pois no estado já foram registrados períodos bem mais longos de estabilidade de preço. Mas, atualmente, essa estabilidade não é aplicável ao mercado do frango (no seu sentido mais amplo), pois, nesses 60 dias, esse mercado passou por momentos de firmeza – Páscoa, Dias das Mães – e de absoluta calmaria – invariavelmente, nos finais de mês.
Porque, então, a longevidade da atual cotação? O que parece estar claro é que, pelo menos em São Paulo, o frango vivo deixou (senão totalmente) de influenciar o mercado ou de ser por ele influenciado. Ou seja: hoje, a maior parte da criação independente tem as suas compras pré-negociadas e, com isso, não mais se sujeita às variações diárias do mercado. Assim, a quase totalidade das ofertas efetivamente “independentes” corresponde a produtos excedentes de integrações e que, por isso, se sujeitam a preços inferiores aos da cotação vigente. 
Frente a essa imutabilidade, é quase natural concluir que nos três dias faltantes para o encerramento de maio não deve ocorrer qualquer alteração, o que significa que no quinto mês de 2017 o frango vivo paulista registrará variação “zero” tanto em relação ao mês anterior, como em comparação ao mesmo mês do ano passado. 
Levando em conta, de um lado, que há exatamente um ano o setor convivia com um dos maiores custos de produção de toda sua história (sem que os preços recebidos respondessem na mesma proporção) e agora opera com o menor custo dos últimos 20-22 meses e, de outro lado (mas principalmente), tudo o que aconteceu neste País nos últimos setenta e poucos dias, essa estabilidade (ainda que pré-negociada) merece ser comemorada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário