terça-feira, 30 de maio de 2017

Yara participa do I Encontro da cadeia produtiva do Dendê


Encontro

Yara participa do I Encontro da cadeia produtiva do Dendê


Cultura do dendê ocupa cerca de 236 mil hectares no País
Por:  
Publicado em 30/05/2017 às 11:11h.
O dendê é internacionalmente famoso, pois compõe muitos dos pratos regionais da Bahia, mas você sabia que essa oleaginosa vai muito além da culinária típica baiana? A Amazônia traz grandes progressos no dendê e tem desenvolvido seu cultivo em equilíbrio com o meio ambiente e é amplamente trabalhado na agricultura familiar. No total, a cultura do dendê ocupa cerca de 236 mil hectares no País.
Já a palma de óleo é a forma mais refinada do dendê, sendo utilizada desde a fabricação de sabonetes como biscoitos, pães e sorvetes, sem contar seu emprego em biocombustíveis e bioenergia. E para falar sobre a cadeia produtiva do dendê, acontecerá nesta quarta-feira (31), o I Encontro da cadeia produtiva do Dendê, em Castanhal (PA), no Parque de Exposição Pedro Coelho da Mota.
A Yara, líder mundial e nacional em nutrição de plantas, apoia o evento e também trará um painel com palestra ministrada por Eduardo Saldanha, especialista agronômico da Yara, que falará sobre: “A tecnologia de fertilizantes para nutrição da palma de óleo”, das 10h30 às 11h.“A palma de óleo é uma cultura industrial de grande importância para economia do Pará. Somos o principal polo produtivo do País; 90% do que é produzido sai do Pará e o restante da Bahia”, explica Saldanha.
De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (ABRAPALMA), a palma fornece quase um terço da produção global de óleos vegetais. Malásia e Indonésia são responsáveis por 85% da produção mundial. Ainda segundo a entidade, o Brasil produz cerca de 350 mil toneladas de óleo de palma, volume insuficiente para abastecer o mercado interno.
Pesquisa em parceria com a UFRA
Um grupo conduzido por alunos de agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) estuda há pouco mais de um ano as melhores formas de nutrir a palma de óleo, com o objetivo de desenvolver conhecimento específico para a cultura.
Para fomentar essa pesquisa, a Yara disponibiliza apoio técnico e intelectual de seus especialistas e uma bolsa de apoio acadêmico para um dos estudantes do grupo – que desenvolve experimento demonstrativo avaliando a eficiência de fertilizantes na cultura da Palma de óleo.
Eduardo Saldanha, destacou que “parcerias entre a academia e o setor privado são raras e precisam ser valorizadas. Assim, é possível gerar mais informações e entender as necessidades da cultura para direcionar melhor nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento em nutrição, colaborando para aumentar a produtividade e a qualidade da colheita”. Além do benefício para a cultura e para a geração de conhecimento para alunos e agricultores, estudantes do grupo têm sido contratados por empresas do setor de produção de palma de óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário