terça-feira, 30 de maio de 2017

Encontro em Castanhal (PA) aborda cadeia produtiva do dendê


Encontro

Encontro em Castanhal (PA) aborda cadeia produtiva do dendê


Evento acontece no Parque de Exposição Pedro Coelho Mota e é aberto a agricultores, técnicos e estudantes
Por:  
Publicado em 30/05/2017 às 10:22h.
Castanhal sedia na próxima quarta-feira (31) o “I Encontro da Cadeia Produtiva do Dendê: sistema de produção, mercado e desempenho econômico”. O evento acontece no Parque de Exposição Pedro Coelho Mota (Av. Presidente Getúlio Vargas, 7354. Cristo Redentor) e é aberto a agricultores, técnicos e estudantes. Durante todo o dia, pesquisadores apresentarão informações e responderão dúvidas do público sobre diversos aspectos da cultura do dendê, como melhoramento genético, adubação, polinização, pragas e doenças, além do desempenho econômico.
De acordo com o diretor de eventos do Sindicato Rural de Castanhal, Eduardo Kataoka, o encontro é uma demanda dos produtores de dendê associados à entidade. No próprio município de Castanhal o cultivo não é expressivo, mas os municípios vizinhos como Igarapé-Açu, Santo Antônio do Tauá e Terra Alta concentram uma grande produção.
Kataoka conta que a maior preocupação atual entre os produtores é o preço da commodity, que sofreu uma queda nos últimos anos. Essa situação, no entanto, deve ser encarada com serenidade, segundo o pesquisador Alfredo Homma, da Embrapa Amazônia Oriental. Ele é um dos palestrantes do encontro e abordará contexto atual e as possibilidades da cultura do dendê. “É comum os cultivos perenes sofrerem baixa temporária nos preços. Tem que ter paciência”, afirma o pesquisador.
O fenômeno decorre, segundo Homma, da diferença de tempo entre o momento de plantar e aquele do início da colheita. Em uma época de preços bons, a cultura perene pode atrair muitos interessados que anos depois, quando se inicia a colheita, vão colocar seus produtos no mercado e influenciar no preço. “O cacau, por exemplo, passou por um momento de preços baixos e hoje já se recuperou”, argumenta.
A expansão e as oportunidades do cultivo do dendê devem ser entendidas em um contexto mais amplo, relacionado ao que Homma chama de um fenômeno de “agriculturização” pelo qual passa o Pará. “A mandioca deixou de ser a cultura com maior área cultivada no estado, cedendo o primeiro lugar à soja. Milho, reflorestamento, dendê e cacau completam o ranking. São plantios que estão avançando sobre áreas de pastagens degradadas”, explica.
Com cerca de 200 mil hectares de dendê plantados, Homma avalia que o Pará pode dobrar essa área para atender ao mercado interno brasileiro, que hoje importa metade do que consome de óleo bruto de dendê e 90% do óleo de palmiste. “São de 400 a 450 milhões de dólares gastos a cada ano com importações. Essas divisas podem permanecer aqui se o país se tornar autossuficiente em dendê”, avalia o pesquisador.
O I Encontro da Cadeia Produtiva do Dendê é promovido pelo Sindicato Rural de Castanhal, Embrapa Amazônia Oriental, Emater e Secretaria de Agricultura Municipal de Castanhal.
Programação
8h – Abertura
8h10 - Mercado do Óleo de Palma no Brasil e no Mundo - Roberto Yokoyama (Câmara Setorial da Palma de Óleo)
8h50 - Melhoramento genético do dendê e do híbrido interespecífico entre caiaué e dendê (HIE OxG) – Pesquisador Rui Gomes
9h20 - Intervalo
9h30 – Sistema de produção de produção do dendê e do HIE OxG – Pesquisador Rui Gomes
10h30 – Tecnologia de fertilizantes para nutrição de palma de óleo – Eduardo Saldanha (Yara Mile)
11h - Fertilidade do solo, nutrição e adubação do dendê e do HIE OxG – Vinícius Franzini
12h – Almoço
13h - Principais doenças da dendeicultura – Pesquisadora Alessandra Boari
13h30 -  Manejo integrado de pragas na dendeicultura - Pesquisador Walkymário Lemos
14h - Polinização do dendê e do HIE OxG - Márcia Maués
14h30 – Contexto atual e possibilidades da cultura do dendê no Pará – Pesquisador Alfredo Homma
15h10 - Avaliação do desempenho econômico e do potencial de geração de renda da estrutura produtiva de pequena escala de dendezeiro híbrido no nordeste do Pará - Pesquisador Jair Carvalho
15h40 - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário