sexta-feira, 2 de maio de 2014
Circuito Tecnológico Etapa Milho foi apresentado à imprensa nesta quarta
Circuito Tecnológico Etapa Milho foi apresentado à imprensa nesta quarta
A expedição deverá visitar 150 propriedades e fazer um levantamento da safra de milho de Mato Grosso
A primeira edição do Circuito Tecnológico Etapa Milho foi apresentada para a imprensa local nesta quarta (30), em Cuiabá. A expedição, que percorrerá as quatro regiões de Mato Grosso, pretende aplicar 150 questionários em propriedades onde há plantação de milho.
As lavouras serão escolhidas aleatoriamente no trecho em que as equipes estarão viajando. “A intenção é conhecer os anseios dos produtores e os gargalos da produção de milho. Por isso, vamos chegando nas propriedades e conversando. Isso nos dará um panorama importante da produção”, explicou o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.
Durante a semana de viagem, de 5 a 9 de maio, as lavouras estarão, em sua maioria, pendoando, ou seja, período de polinização, onde define a produção. Este é o momento mais importante e necessita de chuva. Porém, segundo dados da Somar Meteorologia, os volumes estarão abaixo da média do ano passado para o mesmo período.
“Ano passado o regime de chuvas foi excepcional. E é importantíssima a chuva de maio para a definição da produtividade dos grãos semeados em março”, disse Ribas. O diretor técnico acredita que 25% das lavouras semeadas em março poderão ter problemas nesta safra.
De acordo com levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a safra de milho deste ano terá uma diminuição, 32% a menos na produção, com expectativa de 15,2 milhões de toneladas, 20% menos área, com 2,97 milhões de hectares, e 15% menos produtividade, com 85,4 sacas por hectare. “Tudo isso devido ao alto custo de produção e baixo valor do milho antes do plantio”, explicou Nery Ribas.
Mesmo assim, o milho é a segunda safra mais importante em Mato Grosso. De toda a área de segunda safra, 73% são semeadas com milho, 11% com algodão, 5% com feijão e 2% com girassol. Mas neste ano pode-se verificar a precaução dos produtores rurais: apenas 35% da área de soja foi semeada com milho, contra 46,8% da área do ano passado.
O Circuito Tecnológico Etapa Milho é uma realização da Aprosoja e da Embrapa, com o apoio do Imea, patrocínio da Syngenta e Agroeste e parceria da Land Rover Caramori. Acompanhe no blog: www.circuitotecnologico.wordpress.com.
Data de Publicação: 02/05/2014 às 18:20hs
Fonte: Aprosoja
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário