segunda-feira, 28 de março de 2016

Ações da Emater-MG na Zona da Mata mineira serão discutidas durante encontro em Viçosa



Evento irá reunir representantes de diversos setores da agropecuária regional



Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e representantes de diversos setores ligados à agropecuária vão se reunir em Viçosa, nesta segunda-feira (28/03), para discutir as estratégias do trabalho da empresa, na região. O encontro será no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola, no Campus da Universidade Federal de Viçosa. O presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil estará presente. Ao todo, a empresa realizará sete encontros no Estado para divulgar os temas de sua nova agenda estratégica. O objetivo é regionalizar as prioridades das ações da Emater-MG, em cada região do Estado. O encontro de Viçosa é o penúltimo da série de eventos regionais.
Segundo o gerente do Departamento Técnico (Detec) da Emater-MG, Leonardo Kalil, será um momento de troca com esses grupos para pegar sugestões que possam ser incorporadas aos temas da nova agenda, levando-se em conta as necessidades e demandas específicas de cada região do Estado. “Vai ser o momento de colher contribuições desses parceiros e essas susgestões serão todas sistematizadas e servirão de base para construção de nossos programas regionalizados, até meados de junho. Isso vai focar e dar mais efetividade às nossas ações”, argumenta kalil. Para o gerente, a Emater-MG não pode atuar sozinha, pois as suas ações têm o caráter de trabalho social com o envolvimento da comunidade. “Temos uma rede colaborativa muito extensa e nosso trabalho depende de parcerias para vencer os desafios”. Como exemplos desses dasafios que podem ter ações regionalizadas, o gerente cita a crise hidrica, no Norte do Estado ou a produção café no Sul mineiro.
A nova agenda estratégica da Emater-MG é composta de oito temas como: Cadeia de Valor de Café; Cadeia de Valor da Bovinocultura; Produção de Frutas, Hortaliças e Pequenos Animais; Agroecologia; Inclusão Produtiva e Erradicação da Pobreza; Segurança Hídrica e Sustentabilidade Ambiental; Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar; além de Comercialização e Gestão. Essa agenda, de acordo a gerente de Divisão de Programas e Projetos do Detec, Maria Auxiliadora Tavares, é fruto de negociação da empresa, em maio de 2015, com os Governos federal e estadual que, posteriormente tiveram o apoio de movimentos sociais, ONGS, organizações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e representantes de agricultores familiares. “Agora vamos construir a identidade das agendas nas regiões do Estado”, explica.

Data de Publicação: 28/03/2016 às 08:15hs
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário