Lei do Micro Produtor Rural pode isentar até 180 mil de ICMS em SC
03/03/16 - 10:29
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina irá analisar um projeto que isenta os pequenos produtores do Estado da cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo a Secretaria da Agricultura, até 180 mil produtores podem ser beneficiados com o projeto “Lei do Micro Produtor Rural” que deve ser aprovado ainda este ano.
Atualmente, não há qualquer tipo de isenção para a comercialização de pães, bolachas, mel, geleias, entre outros itens artesanais, o que obriga o agricultor familiar a pagar os mesmos 17% de ICMS cobrados dos grandes comerciantes.
Para ter acesso a Lei do Micro Produtor Rural, os agricultores precisam atender a uma lista de pré-requisitos. Estarão livres do pagamento de ICMS os produtores que comercializarem até R$ 60 mil ao ano em vendas para o consumidor final – a conta não inclui a venda para estabelecimentos comerciais como supermercados e restaurantes. Para comprovar que é um pequeno produtor rural, o faturamento não pode ser superior a R$ 120 mil ao ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário