sexta-feira, 5 de maio de 2017

Associativismo fortalece agricultura familiar em comunidade de Montes Claros, Norte de Minas


Criada há 20 anos, a associação ajudou os produtores da comunidade na conquista de mercado e no fortalecimento da agricultura familiar da região



O associativismo tem sido uma ferramenta importante para empreendimentos da comunidade Planalto Rural, em Montes Claros, Norte de Minas. Um exemplo é a Associação de Produtores Hortigranjeiros da Região Pentáurea (ASPROHPEN). Criada há 20 anos, a associação ajudou os produtores da comunidade na conquista de mercado e no fortalecimento da agricultura familiar da região.
“Formalizar essa associação era o sonho de todo mundo. Tentamos várias vezes erguê-la e nunca dava certo. Na época perdemos muitas mercadorias, pois não tínhamos onde vender. Depois que todos se uniram para resolver os problemas, conseguimos progredir com o negócio”, afirma o presidente da associação, José Maria Ferreira.
A associação reúne cerca de 600 famílias, que comercializam coletivamente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os associados também vendem para o Centro de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), supermercados da região e mercados municipais de Montes Claros e Bocaiúva.
A ASPROHPEN se destaca pela comercialização de alimentos saudáveis e orgânicos. Entre os produtos comercializados estão hortaliças, quitandas, frutas, mel e derivados do leite. A produção de morango orgânico foi um dos destaques em 2016, superando as expectativas.
Segundo o extensionista da Emater-MG em Montes Claros, José Carlos Santos, a associação tem surpreendido na persistência ao empreededorismo e coletivo. "A união dos agricultores foi primordial para o sucesso deste negócio. Juntos, eles conseguiram ampliar o mercado de vendas, reduzir o custo na compra e venda de insumos, estimular a permanência dos filhos na propriedade e facilitar o acesso às políticas públicas", explica.
Novo empreendimento
Até o início de julho, a ASPROHPEN deverá concluir uma unidade de processamento para oferecer seus produtos prontos (limpos, descascados, picados e embalados) aos consumidores, tais como hortaliças, frutas e também quitandas. “A unidade está em fase de implantação e a previsão é que seja concluída entre o final de junho e início de julho”, pontua o extensionista do escritório local de Montes Claros.
"Foi a partir dessa união dos agricultores que conseguimos e vamos conseguir muitos benefícios para a comunidade. A nossa expectativa é atender toda a demanda do município, dos restaurantes e de mais supermercados", revela o presidente da associação.



Data de Publicação: 05/05/2017 às 09:40hs
Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário